Ordem de trabalhos:
- Meteoros, Órion, Lua, etc (“TPC”); Logótipo (?), etc.
- Candidatura do clube Astronomia+ ao Ciência Viva;
- Lista de atividades que vamos indicar na candidatura ao Ciência Viva;
1) “retirar do esquecimento” as máquinas simples da Física;
2) observar, identificar e registar as aves dos estuários e sapal, registando os dados na plataforma mundial ebird;
2) observar meteoros em noites específicas, montar uma câmara all sky ligada 24 h por dia para observação/identificação dos diversos tipos de nuvens e registo de meteoros (wifi por PC Raspberry pi, ligado à web e à comunidade ibérica e europeia de identificação de bólides/meteoros);
3) estudar as auroras boreais e demais fenómenos elétricos da alta atmosfera (alguns descobertos recentemente como Sprites ou o Steve);
4) aprender a conhecer o nosso céu a olho nu, identificando as principais constelações, as circumpolares e as sazonais;
5) observar e fotografar os planetas do sistema solar, Úrano incluído;
6) observar alguns asteroides e os cometas que apareçam nestes 4 anos;
7) fotografar o céu profundo e aprender a classificar enxames estelares, nebulosas e galáxias (telescópio apocromático tripleto + montagem equatorial com seguimento + filtros + adaptadores + câmara CMOS elevado desempenho + câmara CMOS de seguimento);
7) obter espetros de estrelas (rede de difração + câmara CCD +telescópio) para procedermos à sua classificação e estimativa de temperatura;
8) observar em segurança e extensivamente a nossa estrela, agora que novo ciclo solar está a começar (telescópio solar Lunt +montagem equatorial + filtros);
9) montar uma estação meteorológica digital da nossa escola com ligação à web para assim termos, pela primeira vez, informação meteorológica em tempo real para o Concelho de Caminha;
10) participar no projeto internacional LCO Pilot Partner (Las Cumbres Observatory), submetendo projetos de investigação – neste primeiro ano temos a possibilidade de usar até 5 h de observação nos 25 telescópios da instituição espalhados pelo mundo: espelhos principais de 2 m, 1 m e 0,4 m.
11) fazer pequenas palestras para os alunos do 4.º ano de escolaridade dadas pelos membros do clube (e observação do disco solar);
12) organizar várias observações astronómicas noturnas abertas a toda a comunidade educativa;
13) organizar, em parceria com o CAUP-UP (Planetário do Porto – C. Ciência Viva) várias palestras de tópicos avançados de Astrofísica para alunos do Secundário;
14) organizar visitas de estudo quer ao Planetário do Porto quer ao Planetário/Casa de Ciência de Braga – C. Ciência Viva;
15) verter todas as atividades e novidades do clube num sítio web dinâmico e ligado às redes sociais mais usadas pelos nossos jovens (com um link no sitio oficial no nosso Agrupamento).
https://lco.global/education/partners/becoming-global-sky-partner/#pilotpartners
5.Vamos lá fora observar o SOL??? J
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