Tema - Os nossos Solos e as nossas Plantas

1. – Resumo

Este projecto pretende situar-se na área de influência da Química, da Botânica e da Ecologia.
Na área da Química pretende-se caracterizar os tipos de solos que existem na escola e verificar se são ou não adequados às espécies vegetais implantadas.
Na área da Botânica e da Ecologia, pretende-se classificar as espécies vegetais existentes no espaço escolar.
1.1 – Alunos envolvidos
Alunos das turmas do 9.º ano, em regime de voluntariado;
Alunos da turma do Curso de Formação e Educação
1.2. – Grupos de Docência envolvidos
Grupo 510 – Ciências Físico-Químicas; Grupo 520 – Ciências Naturais; Grupo 550 – Informática
1.3. – Duração do projecto
Ano lectivo 2009-2010
1.4. – Etapas fundamentais
Caracterização físico-química dos solos da escola:
a) Aquisição de equipamentos e reagentes necessários à caracterização físico-química dos solos
b) Teste dos equipamentos e reagentes por parte dos alunos das turmas do 9.º ano de escolaridade
c) Ensaios analíticos de amostras de solos (no laboratório e no exterior) no Inverno e na Primavera


Classificação das espécies botânicas da escola:

a) Identificação e catalogação das espécies botânicas existentes na escola – fotografias das espécies; elaboração de uma base de dados pelos alunos do curso de formação e educação
b) Recolha de informação sobre as espécies identificadas, nomeadamente, designação científica, nome comum e tipos de solos mais adequados ao seu correcto desenvolvimento – alunos do 9.º ano de escolaridade
c) Etiquetação das espécies mais importantes – alunos do 9.º ano de escolaridade


Publicitação dos resultados, apresentação da base de dados e apresentação de conclusões (no dia da Palestra para divulgação da Ciência juntos dos alunos do 9.º ano) por um grupo de alunos no Auditório da Biblioteca Escolar – fim de Maio/início de Junho


2. – Análise de parâmetros físico-químicos dos solos
2.1. – Equipamento e reagentes necessários
Face aos naturais constrangimentos que uma escola está sujeita, pretende-se fazer ensaios analíticos dos macronutrientes (potássio, azoto e fósforo), deixando-se para uma outra ocasião a análise química de micronutrientes (ferro, cobre, molibdénio, etc.). Assim, e tendo em conta que este projecto se encontra mais direccionado para os alunos de Ciências Físico-Químicas e Ciências Naturais a frequentar o 9.º ano de escolaridade, com conhecimentos básicos de química, decidiu-se optar por protocolos experimentais que sejam facilmente assimilados pelos nossos alunos, em vez de protocolos mais técnicos e elaborados, mais indicados para alunos no final do Ensino Secundário. Deste modo, optou-se pela utilização de kits de identificação de nutrientes dos solos do tipo colorimétrico.
2.2. – Proposta de aquisição equipamento e reagentes para o projecto
Medidor de pH/temp.ª - HI98172

Sensor de humidade de solos da Vernier
Sensor de pH da Vernier
Go! Link (USB) da Vernier
Kit educativo de análise qualitativa de solos
3. – Classificação das espécies botânicas da escola

3.1. – Material necessário
Um número elevado de etiquetas em plástico ou outro material considerado conveniente e resistente à intempérie, que permitam a escrita do nome em latim e o nome comum da espécie identificada; neste momento não é possível quantificar a despesa deste item.
3.2. – Tarefas a desenvolver
De acordo com as etapas gerais indicadas no ponto 1.4.; em articulação com os colegas dos grupos disciplinares indicados.
4. – Publicitação do projecto
4.1. – Construção de um blog do projecto pelos alunos, de endereço: caminhalab.blogspot.com, já devidamente registado e funcional.
4.2. – Apresentação solene das conclusões e das sugestões de melhoramentos no Auditório da Biblioteca Escolar no dia da Palestra de Divulgação da Ciência para alunos do 9.º ano de escolaridade: resposta a um dos Objectivos deste projecto “São os solos da escola adequados às espécies botânicas existentes?”
5. – Nota final
Este projecto segue de perto uma das rubricas do Projecto Eco-Escolas, pelo que será mais uma actividade a englobar na candidatura ao galardão do Eco-Escolas.
Este projecto segue também os Objectivos do Clube da Floresta, pelo que será uma actividade a englobar no mesmo.