29 de setembro de 2010

Algumas fotografias da Cerimónia do Prémio Escolar da Fundação Montepio









Fomos a Lisboa receber o Prémio! Espectacular!

Boas notícias temos para dar. Fomos ontem a Lisboa (na companhia do Sr. Vereador Flamiano e a prof.ª Maria Esteves e a prof.ª Conceição Rodrigues) receber o "cheque"!
São 25000 eurinhos para a nossa Escola! Espectáculo. Descomunal. Fabuloso.
A cerimónia, muito chique diga-se de passagem, teve a presença da Ministra da Educação, do Presidente da Fundação Montepio e dos Exmos. elementos do Júri do Prémio Escolar.
Tudo correu pelo melhor: fotografias, cumprimentos, salamaleques q.b., discursos melhor ou pior situados, belo discurso da prof.ª Maria, cafezito grátis e uns croissants miuditos para matarem a fome que já crescia. Terminada a cerimónia, pudemos trocar umas palavras com o Dr. Guilherme Valente, que nos havia visitado, e o Prof. Doutor Nuno Crato, ao qual refizemos, mais uma vez, o convite para no futuro vir cá, ao Minho. A ver se vem. O Dr. Guilherme virá, já sabemos. Teremos que organizar uma coisa muito bonita.
Saímos de Lisboa a grande velocidade, cortesia do Sr. Vereador, rumo ao leitãozinho que esperava já preparado a norte de Pombal e a Sul de Aveiro. Óptimo, segundo quem o domesticou. Chegamos já pelo fim da tarde, bem, cansados da estafa, mas muito satisfeitos com a jornada. Não é todos os dias que recebemos 25000 euros por um projecto escolar.
Muito obrigado a todos e a todas que ajudaram: alunos, professores/as e funcionários/as. Um agradecimento especial à Direcção da Escola pelo desafio lançado em Julho de 2009.

13 de setembro de 2010

Novo ano, novos projectos...

Olá a todos, novo ano lectivo, novos projectos nos esperam. A ver se temos boas ideias para prosseguir na senda do CaminhaLab - colocar alunos e professores a trilhar a Ciência Experimental através de actividades investigativas.
Por um lado vamos finalizar o nosso trabalho do ano anterior: faltam-nos identificar alguns, poucos, exemplares vegetais e estamos a recolher dados e fotos; estamos tentados a aprofundar a análise dos nossos solos, agora de modo quantitativo - recorrendo a fotómetros - a ver se podemos.
Por outro lado estamos a dar os primeiros passos para levarmos a cabo algo de muito bonito na Astronomia na nossa Escola - uma parceria entre a Biblioteca e nós mesmos.
Mais algumas ideias temos em mente; a ver se vão em frente.
Bons estudos e boas experiências bio-geo-físico-químicas para todos.