22 de junho de 2010

O Dr. Guilherme Valente visitou-nos!

O Dr. Gulherme Valente, mais conhecido por ser o editor da Gradiva, visitou-nos numa sexta-feira muito apressada. Com ele tivemos alguns bons minutos de prosa e conversa viva sobre os males ("mais males que bens") que a pedagogia romântica nos trouxe nos últimos 20 anos de Educação. Conversa apaixonada. Debate cerrado com o nosso colega Dr. Paulo Bento. Dum lado a exigência e a medida dessa exigência, do outro as "coisas boas" que se fizeram nestes anos. No fim falamos do nosso projecto. O que já fizemos. O que nos falta acabar. Mostramos este blogue - gostou muito. E lá tivemos que nos despedir. Foi pena a pressa. Ficou a promessa de cá vir cá cima com mais tempo para a conversa. Um muito obrigado.

13 de junho de 2010

Estamos no blog do Arraial Minhoto do nosso Agrupamento!

Clique aqui para aceder ao blogue do nosso Arraial Minhoto - o CaminhaLab está lá também!. Estamos em todas! Boas férias a todos os alunos que colaboraram no projecto. Boa sorte para os Exames!

10 de junho de 2010

Palestra: O que é ser Cientista?

A convite do projecto CaminhaLab, o Professor Doutor Senentxu Lanceros-Mendez, do Departamento de Física da Universidade do Minho, proferiu uma palestra designada "O que é ser Cientista?", dirigida especialmente aos alunos do 9.º ano de escolaridade - embora outras turmas também tenham estado presentes. Tendo por base a sua experiência académica e profissional, além do seu já vasto currículo, começou por dizer que bastavam duas coisas para qualquer um dos alunos presentes ser cientista um dia: força de vontade e formação. Alguns dos presentes foram ouvindo atentamente o que o professor dizia e certamente começaram a imaginar-se nessa situação: ser cientista daqui a 5/10 anos!... O professor trouxe alguns protótipos que o Centro de Física da UM desenvolve, nomeadamente um plástico que ao ser abanado produzia uma corrente eléctrica! Após uma sessão de perguntas e respostas por parte de alunos, professores e o Representante dos E. Educação no Conselho Pedagógico, também presente na sala, a palestra terminou com uma salva de palmas muito calorosa. Em nome do Agrupamento o nosso muito obrigado ao Professor Senentxu.
Aqui ficam algumas fotografias desta actividade.












9 de junho de 2010

Dia da Física Médica!

No dia 8, terça feira, os alunos das turmas 9.º A e 9.º B participaram no Dia da Física Médica - projecto conjunto do CaminhLab, do PES e do Centro de Saúde de Caminha.
Logo pelas 9:30 h começamos a fazer electrocardiogramas, a medir a pressão arterial, a temperatura superficial e a determinar o índice de massa corporal de alunos, professores e funcionários da nossa escola. E isto tudo apena com sensores e interfaces que a escola adquiriu no âmbito do PES (Programa Educação para a Saúde). Pelas 10 h chegaram a Dr.ª Idalina Gonçalves, a Enfermeira Olga Leite e uma Enfermeira Estagiária. A Dr.ª Idalina ajudou imenso na interpretação dos electrocardiogramas e ainda bem para alguns"utentes". As senhoras enfermeiras ajudaram na interpretação dos IMC de cada utente e procederam a testes rápidos de glicemia a professores e funcionárias. Todos os utentes levaram consigo um registo individual com os resultados obtidos nestes testes. Alguns foram atém encaminhados para consultas mais individualizadas no Centro de Saúde de Caminha.
Os sensores funcionaram muito bem - com alguns percalços no caso do ECG - e conseguimos assim mostrar que a Física ajuda todos os dias a Medicina no caso dos meios de diagnóstico, contribuindo para a Saúde de todos. Foi o Dia da Física Médica. Ficam algumas fotografias da actividade.










7 de junho de 2010

Concentração de CO2 - sala 3S, 1 de junho

Resultados da medição ao longo do tempo da concentração de CO2 na sala 3S - sala de educação visual.