9 de junho de 2010

Dia da Física Médica!

No dia 8, terça feira, os alunos das turmas 9.º A e 9.º B participaram no Dia da Física Médica - projecto conjunto do CaminhLab, do PES e do Centro de Saúde de Caminha.
Logo pelas 9:30 h começamos a fazer electrocardiogramas, a medir a pressão arterial, a temperatura superficial e a determinar o índice de massa corporal de alunos, professores e funcionários da nossa escola. E isto tudo apena com sensores e interfaces que a escola adquiriu no âmbito do PES (Programa Educação para a Saúde). Pelas 10 h chegaram a Dr.ª Idalina Gonçalves, a Enfermeira Olga Leite e uma Enfermeira Estagiária. A Dr.ª Idalina ajudou imenso na interpretação dos electrocardiogramas e ainda bem para alguns"utentes". As senhoras enfermeiras ajudaram na interpretação dos IMC de cada utente e procederam a testes rápidos de glicemia a professores e funcionárias. Todos os utentes levaram consigo um registo individual com os resultados obtidos nestes testes. Alguns foram atém encaminhados para consultas mais individualizadas no Centro de Saúde de Caminha.
Os sensores funcionaram muito bem - com alguns percalços no caso do ECG - e conseguimos assim mostrar que a Física ajuda todos os dias a Medicina no caso dos meios de diagnóstico, contribuindo para a Saúde de todos. Foi o Dia da Física Médica. Ficam algumas fotografias da actividade.










Sem comentários:

Enviar um comentário

Seja construtivo e cortês. Obrigado.